quinta-feira, 15 de abril de 2010

Faltou algo...

Atrasei-me na escrita desta crónica, algo que acontece pela primeira vez desde que o comecei a fazer. Infelizmente, o bulício do dia-a-dia não nos permite realizar todas as tarefas. No entanto, como tarde é o que nunca chega, cá vai.

No passado sábado recebemos o Vale Formoso, em mais um jogo da última fase do Campeonato de Escolas da Ilha de S. Miguel.
Apesar da derrota na primeira volta, por sete bolas a três nas Furnas, confesso que estava esperançado que pudéssemos corrigir algumas coisas que estiveram menos bem, e dar outra imagem. Todavia, devido a vários factores - que não vale a pena estar a explicar - o objectivo não foi conseguido na totalidade.
Desta feita, penso que fomos contagiados por alguma letargia total, salvo raras excepções e, mais importante, cedo os nossos atletas deixaram de acreditar que seria possível conseguir um resultado positivo. Muito por culpa, talvez, do golo sofrido nos primeiros minutos. E quando tentámos reagir, o Vale Formoso lá tirou "mais um coelho da cartola" e fez o segundo. A "malta", como lhes chamo nos treinos e jogos, foi-se abaixo, apesar - e seria injusto não o dizer - de aqui e ali se terem visto jogadas bastante bem trabalhadas.
O golo, contudo, nunca chegou. Umas vezes por manifesta infelicidade e outras por más decisões tomadas no calor da luta.
Do outro lado, os atletas das Furnas iam aproveitando os nossos erros e foram avolumando o resultado, que terminou num exagerado cinco a zero.
Exagerado não por que não reflicta a diferença que existe entre as duas equipas, lembre-se que o Vale Formoso é formado por jogadores de última época; à excepção do guarda-redes, mas sim porque penso que temos capacidade para fazer melhor. Já o provámos, por mais de uma vez, e vamos continuar a fazê-lo.
Como se diz em futebol: "este já passou". Os erros não são para esquecer, mas sim para lembrar. Mas, obviamente, não se pode fazer disto um "bicho de sete cabeças". Mal seria se o fizéssemos. Temos de olhar em frente e continuar com tudo aquilo que de bom temos feito ao longo dos últimos meses.
Sábado (está já tão perto), recebemos o Botafogo, contra quem temos feito excelentes jogos. Penso que o iremos repetir. A miudagem após um desaire responde sempre bem. Com força, com ajuda da nossa inestimável claque (constituída pelos pais dos nossos meninos) - a resposta será dada.
Força Malta!

1 comentário:

  1. No processo de formação, existe ao longo do tempo alguns factores que o podem condicionar,para o bem e para o mal. Mas neste caso, temos que preparar os miúdos para os enfrentar, de uma forma normal. Um miúdo o que quer é jogar à bola, o perder ou ganhar para ele não é muito relativo nesta idade, porque logo a seguir está como nada tivesse acontecido. Temos que seguir a nossa linha, porque temos uma missão difícil, mas ao mesmo tempo, muito gratificante e aliciante. Podem ter a certeza, se um miúdo tiver dificuldades no seu processo de formação, ele no futuro saberá resolver com mais facilidade os problemas que lhe vão deparando pela frente, quer desportivos quer pessoais. Nunca se esqueçam que o desporto tem que ser uma escola de virtudes e não de defeitos, e quem não pensar assim pode arranjar outra ocupação. Uma derrota ou varias derrotas, nunca podem por em causa um trabalho serio e honesto, mas sim, valorizar.
    Continuem assim, porque estão no bom caminho, o vosso trabalho tem sido excelente e os seus frutos virão mais tarde.

    Um grande abraço e estarei a ver o vosso jogo.

    Medina

    ResponderEliminar