segunda-feira, 8 de março de 2010

Miúdos mereciam mais

Pronto. Terminámos a nossa participação na segunda fase do Campeonato de S. Miguel de Escolas. O jogo do passado sábado, no Jácome Correia, frente ao União Micaelense, marcou a despedida de mais esta etapa. Uma despedida que foi bonita pela entrega, querer e atitude dos nossos "meninos". Pela frente tínhamos a melhor equipa da série, que se apresentava já confortavelmente instalada no primeiro lugar, pensando já na próxima fase, em que irá lutar pelo título.
No entanto, isto não pode retirar o brilho àquilo que foi feito durante o jogo, principalmente nos primeiros 25 minutos (primeira parte). Os nossos jogadores voltaram a revelar o que têm de melhor. A atitude foi excelente, muito por culpa da concentração com que encararam a partida. Durante largos minutos não se viu a diferença entre ambos os conjuntos. Batemo-nos de igual para igual com os líderes que até tiveram de recorrer a alguns dos seus melhores atletas, que iniciaram o jogo no banco, para conseguirem espelhar no marcador a diferença que, realmente, existe entre ambas as equipas.
Defensivamente, durante mais de 15 minutos, estivemos impecáveis. Enche-nos de orgulho quando vemos estes atletas a sair a jogar, a rodar a bola, a começar de novo quando necessário. De tudo isto se viu. O União estava manietado, enredado na teia que montámos para este jogo. Só de bola parada conseguiu chegar ao golo, mas, e quando parecia que não teríamos capacidade para reagir, lá surgiu o tento do empate, obra de João Martins.
Ao intervalo, o orgulho era imenso. Os "meninos" estavam cansados mas mostravam disponibilidade para continuar a lutar. E foi isso que aconteceu no início da segunda parte. Surpreendentemente, só para alguns é certo, chegamos ao segundo golo, através de um pontapé de ressaca do Ronaldo. Estávamos na frente e a festa foi grande.
Todavia, o balão rebentou. O cansaço, a par da superioridade atlética e técnica do adversário, ditaram leis e o União foi por ali fora, construindo um resultado que, considero, acaba por ser exagerado. Não por que não expresse a diferença entre ambas as equipas, mas sim pelo esforço dos nossos "meninos" ao longo dos 50 minutos.
Não obstante, fica a certeza do dever cumprido, sábado e ao longo de todo o campeonato. As coisas ainda não acabaram e, no próximo fim-de-semana, já há mais. Para nós, contudo, os objectivos começam a ser cumpridos: os atletas são mais jogadores agora do que eram em Setembro. Os índices físicos de quase todos são elevados. A atitude também mudou. O fio de jogo já existe e, gradualmente, começa a ver-se que alguns estão prontos para novos desafios. Para os que ainda se encontram mais atrasados, o final desta e a nova época serão um momento fulcral.
Todos, se quiserem, vão lá chegar. As oportunidades, como já se viu, vão sendo dadas, em tempos diferentes é verdade, mas todos vão jogando, mesmo que, em alguns casos, o peça para não o fazer. É uma questão de acreditarem no vosso valor. O resto vem por acréscimo, com a ajuda de todos.

O Santa Clara alinhou com: João Cunha, Ronaldo Mendes, Gonçalo Cabral, Hugo Laranja, Gonçalo Gomes, João Martins e Lucas.

Jogaram ainda: Tomás Botelho e Henrique Farias

1 comentário:

  1. Não tem sido fácil esta luta em que a desigualdade, principalmente física e técnica,têm sido evidentes. No entanto o carácter dos nossos "putos" tem sido determinante para o bom desempenho que se tem, de uma maneira geral, verificado. Parabéns aos nossos "meninos".
    De realçar, também, o precioso contributo das pessoas que comigo têm colaborado. Tenho consciência de que têm sido uma mais-valia para este grupo em particular e para este clube em geral. Trabalhar com pessoas deste calibre tudo se torna mais fácil. Conto com o vosso apoio até ao final desta etapa. Os meus sinceros agradecimentos.
    Luís Lobo

    ResponderEliminar