quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Façam um esforço

Faltam cerca de três meses para terminar a época, o mesmo é dizer que já levámos vários meses de competição. Esta situação é mais do que visível nos nossos "meninos". Por mais que eles gostem de jogar futebol, a verdade é que a carga de treinos e jogos é dura para atletas com idades que variam entre os oito e os dez anos. Se bem se lembram, no Natal paramos somente uma semana. Jogámos logo no fim-de-semana depois da passagem de ano, salvo erro, no dia dois de Janeiro. No Carnaval, por sua vez, nem paramos. Como tal, é fácil perceber que estes "meninos" têm sido sujeitos a um extremo esforço. A resposta tem sido, todavia, bastante boa. Ao olhar para eles, à primeira vista, parecem não estar cansados. Mas devem estar, digo eu. São longos meses de competição e isto custa a qualquer um, independentemente da idade.
Ao olhar para trás, e não quero ser repetitivo, vejo que foi dado um enorme salto qualitativo neste grupo. Agora, faltará o último "clique". Mas para que isto possa acontecer terá de ser feito um último esforço, por parte de todos nós (jogadores, técnicos, directores e até, por que não, pais). A época caminha para o fim. Infelizmente, este grupo não se irá manter todo junto para o ano, até porque há miúdos que subirão de escalão. Está então no momento de unirmos forças e fazermos um último esforço para que continuemos (todos) a progredir, caminhando para um final perfeito. Na retina deverá ficar a imagem de um grupo que evoluiu, que cresceu, que sabe jogar à bola (com dificuldades, claro), mas que apreendeu os princípios que lhe foram transmitidos. Depois do campeonato ainda teremos a Taça de S. Miguel e ainda há tempo para recordarmos esta época como o princípio de algo de bom.
Também nós responsáveis estamos em busca deste último esforço para que no final reforçamos a convicção de que valeu a pena. E valeu meus amigos. Pela parte que me diz respeito, e mesmo com o gosto que tenho pela escrita, por vezes é difícil exprimir os sentimentos que me inundam a alma quando estou junto deste grupo. A alegria é a mesma do primeiro dia, numa segunda-feira invernosa de Novembro quando, no Lajedo, comecei a trabalhar com estes "meninos". Já passaram uns meses, mas parece que foi ontem. Estamos ainda longe do fim de época, mas para mim já tudo valeu a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário