segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Parabéns malta!

O jogo do passado sábado, frente ao Botafogo, foi uma excelente demonstração de como miúdos com idades compreendidas entre os oito e os dez anos conseguem ser disciplinados e revelam um espírito de entreajuda a todos os níveis notável.
Tinha escrito que com atitude, querer e garra seria possível vencer o nosso adversário da Ponta Garça. Ao longo da semana de trabalho, que voltou a não ser das mais positivas, e nas palestras antes do jogo foi isso que foi pedido. Tínhamos de acreditar que era possível, e nas mensagens enviadas para o grupo foi isto que dissemos. Pelos vistos, a mensagem passou.
Fizemos um jogo bastante bom, à semelhança do que tem vindo a ser feito nas últimas partidas. A equipa esteve bastante bem em todos os sectores.
Entrámos extremamente bem no desafio. A jogar fechados, com a defesa a transmitir segurança ao meio-campo e ataque. Quando as coisas funcionam assim é mais fácil. Num jogo destes não seria justo estar a destacar prestações individuais (as análises atleta a atleta ficam para dentro do grupo). João Cunha, Rui Oliveira, Ronaldo Mendes, Tomás Botelho, Gonçalo Cabral, Hugo Laranja, Henrique Farias, João Martins, Lucas, Gonçalo Gomes e Gustavo (os atletas que foram a jogo) foram, todos eles, "grandes". Sofreram quando tiveram de sofrer, atacaram quando tiveram de atacar e deram mais um passo rumo à sua plena formação.
O Botafogo chegou a Ponta Delgada com a certeza de que ganhar seria uma mera formalidade. Não esperavam é que, da primeira para a segunda volta, a nossa equipa tivesse evoluído tanto.
Quando fizemos o um a zero foi o corolário lógico daquilo que se passava em campo. Mas, sábado, tivemos o condão de continuar em busca do segundo tento e acabamos por o fazer. No entanto, na resposta, e pouco tendo feito para isso, o adversário marcou. A equipa, como é óbvio, tremeu, mas não caiu. Continuou compacta, errou em alguns momentos como acontece nestes e noutros escalões, mas veio à tona. Rapidamente chegámos ao terceiro e sentia-se que o objectivo de vitória estava perto. Mais uma vez, criámos inúmeras oportunidades de golo, as quais voltamos a falhar. Depois, sofremos a bom sofrer. Tínhamos avisado os "meninos" que a sofremos o segundo golo, o Botafogo vinha para "cima" de nós. Foi o que acabou por acontecer. Todavia, foi neste momento que mais se sentiu o espírito de equipa. Todos os jogadores se uniram em torno de um objectivo: ganhar. Os que estavam em campo correram quilómetros, cortaram lances de perigo. Era ver o meio-campo e o ataque a defender. De fora, técnicos, dirigentes e os atletas que estavam no banco não paravam um minuto. Da bancada, as mensagens de incitamento davam ainda mais força. E pronto.
Acabava o jogo e os minutos seguintes são a delícia para quem trabalha com estes "meninos". A equipa juntou-se toda a comemorar. Eles gritaram, pularam e agradeceram a quem por eles puxou. Parabéns malta, com esta atitude vão ganhar mais vezes. A festa no balneário foi grande e, em sábado de Carnaval, as lágrimas do Pico da Pedra deram lugar aos sorrisos e à cantoria. Aproveito, a jeito de talhe de foice, para dedicar esta vitória ao Luís Lobo, que esteve castigado e viu o jogo da bancada. O triunfo é dele porque acreditou neste grupo. Formar é também isto: acreditar, motivar, ensinar, por vezes gritar e dar um ou outro raspanete. No final, todos os atletas saem mais bem preparados. Atrevo-me a dizer que esta equipa, ou estes jogadores, vão escrever páginas bonitas na história do Santa Clara.

1 comentário:

  1. Olá a todos
    Parabens aos nossos meninos.
    Este fim de semana defrontamos e ganhamos.
    O tempo não ajudou, mas foi um belo jogo de esforço e cooperação.
    O jogo foi bem disputado e apesar das diferenças a nível de experiência, saímo-nos muito bem.
    Quem tem acompanhado a equipa com atenção, certamente que pôde observar a evolução colectiva e individual.
    Estes miudos não dão pontapés na bola, eles estão a começar a jogar futebol.
    Mostraram que têm alma, vontade e atitude... e isso não é só para quem quer...trabalha-se!
    Parabéns a todos e força!

    ResponderEliminar