terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Novo começo

Está cumprida a primeira volta da 2ª fase do Campeonato de S. Miguel em Escolas, para a equipa B do Santa Clara.
Façamos então um breve balanço a tudo o que se passou até este momento. Na primeira fase, creio poder dizê-lo, fomos quase brilhantes. Apuramo-nos em segundo lugar, atrás do Rabo de Peixe, situando-nos à frente do Santo António B e do Mira Mar. Todas estas equipas, não é mentira afirmá-lo, eram superiores fisicamente em relação aos nossos “meninos”. Apesar disto, não nos fomos abaixo. Lutámos até final pelo apuramento para a série dos primeiros. Era a forma de evitar que passássemos meses em viagens para o Nordeste, para a Povoação e para outras localidades distantes de Ponta Delgada. Sabe-se como isto era importante por dois factores: por um lado estas deslocações cansam, e de que maneira, os miúdos. Por outro, sempre evitam gastos em combustível aos pais. Cumprimos, penso eu, assim com o anseio de todos.
No último jogo, em Santo António, e apesar dos “azuis” se terem reforçado com elementos da equipa A, vencemos e convencemos. Fizemos uma exibição de grande nível e vencemos. Estávamos na série dos primeiros, para gáudio de todos.
Pela frente, já sabíamos, teríamos alguns dos mais fortes conjuntos da ilha, alguns deles compostos por elementos que fazem o seu último ano neste escalão.
Cumprida que está a primeira volta somámos somente um ponto, fruto do empate frente ao Santo António A. Nos restantes, perdemos. Mas, há perder e perder. Em todos os jogos, se exceptuarmos o do União Micaelense, sentimos que era possível fazer algo mais. Se contra o Vitória do Pico da Pedra, na primeira jornada, estivemos menos bem, o mesmo não se pode dizer dos restantes. Na Ponta Garça, falhamos por inexperiência. Em grande parte do jogo fomos melhores, mas no final acabamos por pagar a factura dos erros cometidos. Frente ao Sporting Ideal, chegámos ao intervalo empatados. Acabamos por perder, por duas bolas a zero, mas com honra e saímos da Ribeira Grande de cabeça erguida.
Em Santo António foi o que se viu. Podíamos, sem qualquer favor, ter ganho. Fomos “crianças” no final, mas afinal é isto que os nossos atletas são: crianças que adoram jogar à bola e que bom é vê-los a correr atrás da redondinha.
Agora, vai começar a segunda volta. Custa-me acreditar que não faremos melhor. Acredito que não seremos últimos no grupo e creio até que, fruto do desenvolvimento que se vislumbra na nossa equipa, que poderemos ambicionar a algo mais. Não seremos primeiros, nem segundos certamente, mas a partir daí tudo pode acontecer. Vão surgindo sinais de que esta é a tal equipa “arranjadinha” de que falavam na Associação de Futebol de Ponta Delgada no início da época. Mas, meus senhores, para isto foi preciso trabalhar muito. O resultado está à vista de todos: os nossos “meninos” já jogam à bola, apresentam fio de jogo – claro que ainda com muitos erros – e ninguém tenha dúvidas que, no final da época, ganhámos uma equipa, se é que esta vitória já não está alcançada.
Malta, a palavra final tem de ser para os atletas: vocês têm a capacidade aí dentro. Só falta, por vezes, acreditarem mais na vossa valia. Aconteça o que acontecer, cá estaremos sempre para vos apoiar. Antes de serem jogadores são “meninos”. Uns serão jogadores no futuro, outros provavelmente não, mas esta época será sempre para recordar. Lembrem-se, o futebol não é feito só de Messis, Cristianos Ronaldos, Káká e outros predestinados. O futebol é de todos. Cada um tem o seu papel. Ninguém ganha jogos sozinho, mas unidos vamos conseguir.

2 comentários:

  1. São lindos os nossos meninos!!!!
    Força!

    ResponderEliminar
  2. Ola boa tarde !
    temos nesmo k acreditar pois temos uma linda equipa com força pra jogar e vençer os meus parabens a equipa tenica .
    FORÇA .

    ResponderEliminar